Dicas sobre casamento Tudo sobre casamento
Brinde CEF
Dicas de Casado » Preparativos » Documentação » Documentação para casamento civil. Quais os documentos necessários para casar no cartório?

Documentação para casamento civil. Quais os documentos necessários para casar no cartório?

Publicado por:

Pode ser chato, porém, necessário. Pensar em todos os documentos necessários para o casamento civil pode até causar alguns transtornos para os casais, porém, é necessário organizar tudo certinho. Encontre aqui mais informações relacionadas aos documentos para o casamento civil. Confira!

Todo mundo sabe que casamento não é só alegria, comunhão e festa – é também um processo burocrático, como a maioria dos tratados no Brasil, e precisa ser programado com cautela e riqueza de detalhes. E isso não se aplica só para a igreja ou para o Buffet casamento, por exemplo, mas também para a hora do encontro com o juiz de paz, que exige um roll de documentos para casamento. Portanto, uma das principais dicas de casamento que quem já passou por isso dá, e que todos os candidatos a pombinhos devem seguir, é se programar para o momento de forma organizada e separar com muita antecipação os documentos necessários para poder juntar os trapinhos de forma legal, através do casamento civil.

A junção da documentação é importante porque a mudança de estado civil acarreta em muitas alterações na rotina da pessoa física, principalmente na área de bens e consumo – no caso das mulheres, em que é comum a adição do sobrenome dos maridos, a mudança é ainda mais drástica, uma vez que seus documentos só passam a valer se estiverem atualizados com o “novo nome”.

Documentos casamento civil

Documentos casamento civil

No roll de exigências para o casamento civil, são necessários os documentos originais de ambos os cônjuges, sendo eles a certidão de nascimento, a carteira de identidade, comprovante original de residência e duas testemunhas (com, obviamente, os originais de seus documentos).

No caso de noivos que já foram casados anteriormente, também são pedidos os seguintes documentos para casamento: cópia autenticada da certidão de casamento e da averbação do divórcio. Para os viúvos, são exigidas a cópia original de certidão de casamento e a certidão de óbito do cônjuge.

Alguns documentos para casamento com estrangeiros também são necessários ao registrar a relação no civil: certidão consular (que pode ser retirada no consulado do país de origem) ou certidão de nascimento original com carimbo da embaixada brasileira.

Pode parecer burocrático, porém, a documentação toda certinha se faz necessária para o início de uma vida a dois, toda certinha, como manda a lei vigente do nosso país. Por isso, prepare-se para fazer a correria dos documentos para o casamento no civil e boa sorte na nova vida!

Caso você tenha alguma experiência bacana no momento do casamento civil, divida com o blog, comentando abaixo como foi esse momento. Sua participação é importante para o enriquecimento do nosso site.

Gostou? Indique para os amigos

Assuntos Relacionados

7 Respostas para “Documentação para casamento civil. Quais os documentos necessários para casar no cartório?”

  1. TPS Eventos Disse:

    OTIMO POST VOU INDICAR PARA MEUS CLIENTES


  2. TPS Eventos Disse:

    OTIMO POST


  3. edriele Disse:

    e me diz uma coisa, o casamento na igreja já inclui o civil, no caso a gente tem que ir com esses documentos ao cartório/fórum e solicitar que a o civil seja feito juntamente com o religioso ou tem que ser separado?


  4. flavio_jose Disse:

    Olá Edriele,

    o casamento no civil não tem ligação alguma com o casamento na igreja. São dois processos independentes. Talvez, o igreja lhe peça os documentos do casamento civil, porém, você precisa se informar na sua igreja sobre as regras.

    Abraços!


  5. rebeca Disse:

    Quanto tempo de antecedencia devo dar entrada nos proclames???


  6. Ramiro Gonçalves Disse:

    Valor de despesas casamento civil?
    Documentação necessária (ambos divorciados)
    Obrigado


  7. lidiane Disse:

    sou de minas e esou em cabo frio porem minha certidao e de la,a data e de 2011 so que esta nova sou maior de idade,mais nao tenho quem me manda outrarecente quero me casar pago o que eu faço tem alguma coisa haver


Deixe seu comentário

Escreva seu comentário