Dicas sobre casamento Tudo sobre casamento

Brinde CEF
Dicas de Casado » Casamento » Cerimônia de Casamento

Cerimônia de Casamento

O momento mais especial do casamento: a Cerimônia. Independente se ela é na igreja, em casa, no restaurante ou no cartório, ela deve ser preparada com cuidado e carinho. Confira dicas sobre cerimônia de casamento.

Detalhes que fazem a diferença na cerimônia de casamento

Na vida, cada detalha faz toda a diferença e não seria diferente nos casamentos. Separamos alguns detalhes que podem deixar esse dia especial da sua vida ainda mais completo. Veja e coloque-os em prática no seu casamento!

Ao organizar uma cerimônia ou festa de casamento, prestar atenção a pequenos detalhes pode fazer toda a diferença, pois a ocasião e celebração ficarão mais originais e os convidados se sentirão mais valorizados pelo capricho e atenção.

A decoração, por exemplo, deve aparecer na lista de pequenos detalhes nos casamentos que merecem a atenção dos noivos. Trata-se de uma forma de tornar a cerimônia ou festa mais criativa e diferenciada.

Decorar cadeiras e bancos com arranjos de flores pequenas e delicadas, ou então com laços, é uma forma simples e econômica de tornar o local mais belo e personalizado.

arranjo de cadeira de casamento

Outra dica de decoração que faz diferença é investir em velas, que podem aparecer espalhadas pelo local da cerimônia ou ainda como centro de mesa em recepções e festas, tornando o ambiente mais acolhedor e romântico.

Também não deixe de lado a decoração das mesas. Escolha pequenos arranjos e marcadores diferenciados para cada uma delas, trabalhando com materiais naturais, como as flores, ou pedrarias e tecidos nobres, para dar mais luxo à decoração.

Disponibilizar produtos especiais aos convidados também é um modo de valorizar os detalhes nos casamentos. É possível, por exemplo, deixar à disposição kits de higiene pessoal no banheiro ou próximo a ele, preferencialmente personalizados, para tornar os presentes mais especiais.

kit higiene nos banheiros de casamentos

Compre em: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-531251022-kit-toaletekit-banheiro-festa-casamentocestakit-toalet-_JM

O casal pode, inclusive, oferecer sapatilhas, sandálias rasteiras ou chinelos às convidadas, para que aproveitem a recepção ao máximo e fiquem mais à vontade durante a festa.

Nesse caso, é bom escolher calçados de acordo com a cerimônia e festa. Se forem despojadas, dá para optar por sapatos simples. Agora, se o casamento for mais luxuoso, escolha sapatilhas e sandálias rasteiras com tecidos nobres e detalhes com brilho, como pedrarias, fitas ou couro metalizado.

Até as lembrancinhas de casamento não devem ficar de fora. Mas, não é preciso gastar muito para tornar o presente único, basta investir em uma embalagem diferenciada e que seja de acordo com a decoração do casamento.

Vale, por exemplo, investir em bem-casados em caixinhas coloridas e estampadas, que será sucesso total. Também existe a possibilidade de utilizar embalagens luxuosas, tornando a lembrancinha ainda mais especial.

A cerimônia de casamento judaico

Repleto de fantásticas simbologias, o casamento da comunidade judaíca ainda mantém suas características mais importantes. Uma cerimônia que consegue marcar, ainda mais, na memória dos noivos e convidados.

O casamento judaico conta com uma série de tradições que o diferencia de outras cerimônias, como a católica, que é a mais comum em nosso país. No casamento judaico, há uma série de rituais que são extremamente simbólicos, o que torna a cerimônia ainda mais bonita e marcante.

No casamento judaico, o uso do Kipá é obrigatório para o noivo. Trata-se de um pequeno chapéu com formato circular usado para cobrir a cabeça, como símbolo temor e respeito a Deus.

Outra tradição da cerimônia de casamento judaico é a Chupá, uma espécie de tenda com quatro pilares e abertura em todos os lados. A Chupá representa a nova casa a ser construída pelos noivos, local cercado por amigos e família.

Tradições do casamento judeu

Tradições do casamento judeu

A decoração da Chupá é especial, sempre na cor branca e com flores nesse mesmo tom. Aliás, o branco também é o tom usado pela noiva para representar sua pureza, já que a tradição diz que os seus pecados, assim como os do noivo, são perdoados no dia do casamento.

Ao chegar na cerimônia, a noiva entra junto ao seu pai e com o rosto descoberto. Assim que o pai entrega a filha ao noivo, sempre recitando uma benção, o futuro marido cobre o rosto da noiva com um véu. O gesto feito pelo noivo simboliza que ele não tem interesse na beleza exterior da noiva, mas sim na interior.

Durante o casamento judaico, vinho é servido para os noivos. Segundo a tradição, o vinho remete à alegria, além de estar associado ao Kidush, reza de santificação feita no Shabat. Os noivos bebem o vinho na mesma taça, ato que lembra a total partilha entre eles.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de casamento judaico é a quebra do copo feita pelo noivo, seguida do grito de Mazal Tov, que significa “boa sorte”, dos convidados. Esse gesto é feito em recordação da destruição do Templo de Jerusalém, remetendo inclusive à identidade judaica do casal.

Tradições do casamento judeu

Tradições do casamento judeu

O casamento judaico ainda conta com uma curiosidade: judeus ortodoxos costumam dividir os convidados por sexo durante a cerimônia e na festa, com homens e o noivo dançando de um lado e as mulheres do outro.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre essa cerimônia rica em beleza e tradição. Caso você já tenha vivenciado esse momento (ou está organizando o seu casamento), fique a vontade para complementar o post levantando outras tradições belíssimas do casamento judeu.

Entrando na igreja sem fazer feio – Dicas para segurar o bouquet

Muitas dúvidas alimentam os pensamentos das noivas momentos antes do casamento. Uma delas é a forma correta para segurar o bouquet. Existe algumas dicas para valorizar ainda mais esse acessório, porém, na hora, fica até difícil de lembrar de todas elas. Mas, mesmo assim, vamos dar alguns toques para você fazer bonito na hora de segurar o bouquet. Veja!

Muitas noivas contam os minutos para o tão sonhado momento que entrarão pelo corredor da igreja com destino ao altar. Toda aquela magia que envolve uma cerimônia de casamento sendo canalizada na figura da noiva, que, no alto de sua beleza, exala charme e paixão para todos os presentes, principalmente, o orgulhoso noivo que a espera.

Mas algumas dúvidas ficam pairando pela cabeça das noivinhas. Uma delas é como segurar o bouquet? Pensando friamente, pode parecer simples, porém, num momento tão repleto de emoções, pensar em segurar o bouquet da maneira correta, talvez, nem passe pela cabeça.

Segurando o bouquet casamento

Mesmo assim, separamos algumas dicas, afinal, por mais que seja difícil se lembrar na hora do casamento, muitas noivas, pelo menos, se dão ao trabalho de ensaiar a forma correta de segurar o bouquet.

Como segurar o bouquet?

A primeira coisa é lembrar que ele deve ser seguro com a mão esquerda, afinal, a tradição manda que o pai (ou quem for acompanhar a noiva até o altar) deve permanecer do lado direito. O mesmo vale para o noivo ao final da cerimônia, quando o novo casal desfila pelo corredor centrar da igreja (ou salão).

Mantenha a parte interna do pulso colada no osso da bacia. Essa posição permite que aja um “encaixe”, dando firmeza para a pegada. Cuidado para não deixar o bouquet virado para baixo, afinal, ele deve ser mostrado e admirado por todos os convidados – ele é um acessório indispensável num casamento, por isso, merece todo o destaque. Lembre-se sempre de mantê-lo virado para cima.

Cuidado ao abrir o braço, principalmente na hora das fotos – noiva nenhum quer sair nos retratos do casamento com o braço aberto de uma maneira que pareça uma asa (feio, né?!). Deixe o braço levemente fechado, segurando com muita classe e leveza o seu bouquet de casamento. Outra dica é evitar os bouquets com haste longa, pois ela pode prejudicar a pegada e o encaixe entre pulso e bacia (como sugerida acima).

Pode parecer muita informação, principalmente para um momento onde o nervosismo toma conta e pensar em tudo isso e na grandiosidade do evento que está acontecendo torna-se quase impossível. Porém, alguns treinos em casa podem lhe servirão de apoio para que no dia você faça da melhor forma possível. Mas vamos ser honestos? Na hora do nervosismo e ansiedade, vai do jeito que tiver, afinal, não vai ser a posição do bouquet ou do braço que vai estragar o seu dia, né?

Casamentos diferentes – Novas ideias para não se prender somente ao tradicional

Que tal apostar em algo totalmente diferente para o seu casamento? Caso o sonho de ser tradicional não transite em sua cabeça, apostar num casamento diferente dos tradicionais pode ser algo que ajude a deixar ainda mais marcado esse momento na sua memória. Confira algumas dicas para arrasar no casamento!

O casamento foi, por muito tempo, uma festa bem tradicional onde noivos e noivas seguiam o mesmo ritual que outros casais do começo até o fim. Filhos repetem o mesmo casamento que os pais durante longas gerações. Mais atualmente, a moda é fazer casamentos diferentes, cheios de ideias originais mostrando um pouco da personalidade dos noivos. Vale dar uma inovada em cada detalhe ou em apenas alguns como a entrada na igreja com música diferente ou uma valsa coreografada. Noivos mais novos e geralmente mais despojados são os maiores adeptos de festas neste estilo.

Os noivos estão apostando em casamentos diferentes por alguns motivos:

- Com criatividade, pode ser um casamento barato;

- São casamentos mais divertidos;

- Muitas vezes, eles podem ser mais simples do que você imagina;

- Pode ser um casamento temático, onde tudo gira em torno da ideia diferente que os noivos tiveram.

A Cerimônia na Igreja

Mesmo sendo a igreja o ápice do tradicional, é possível colocar detalhes que já deixam o casamento diferente. Na hora da entrada da noiva pode ser tocada uma música diferente, e pode-se investir inclusive em uma banda ao vivo. Para os muito animados é possível ensaiar uma coreografia junto com os padrinhos para a chegada ao altar. É algo diferente, e não destoa do momento, mostrando a personalidade dos noivos.

Mas atenção: para qualquer ideia fora do tradicional, converse com o celebrante, pois essa decisão deve ser toada de comum acordo entre as partes envolvidas (noivos e igrejas). Vale lembrar que, independente da religião, as igrejas são lugares que respeitam tradições e preferem evitar àquilo que fuja do convencional. Por isso, para evitar qualquer problema, o indicado é uma boa conversa e um acordo que seja bom para todos.

Decoração de um casamento diferente

A decoração pode estar atrelada ao local da cerimônia – outro ponto que pode ser diferente. Alugar uma casa de campo ou na praia e realizar a cerimônia e festa por lá pode ser diferente e não deixa de ser romântico. Na hora de decorar o salão ou local escolhido a noiva pode dar um toque pessoal escolhendo peças pessoais, podendo até investir no estilo Home Wedding, em alta atualmente. Essa nova tendência traz para a decoração do casamento alguns aspectos que lembram a nossa casa, com sofás, vasos, poltronas, tudo para os convidados se sentirem a vontade. As cores podem ser diferentes, assim como os arranjos. Tudo vai depender da sua criatividade e desejo. Lembre-se: com muita pesquisa, você pode ter um casamento diferente, porém, barato!

 

Casamento com uma decoração bem rústica

Casamento com uma decoração bem rústica

A organização de um casamento diferente requer um pouco mais atenção para que tudo saia perfeito. Alguns noivos podem escolher um casamento temático, por exemplo, optando pelo tema anos 60, com direito a noivo vestido de Elvis e a noiva de Marilyn Monroe. Nas fotografias fuja do monótono, se a intenção é ser diferente, nada de fotos no jardim, por exemplo. Se você optou por um casamento diferente, leve isso até os mínimos detalhes.

Dicas de cardápio para um casamento diferente

No cardápio a comida servida pode ter a cara dos noivos, alguns inclusive optam por distribuir doces de festa de criança no buffet. Saladas e carnes grelhadas são uma boa pedida, podendo ser servidos em pratos individuais. Casamentos que fujam do buffet tradicional e oferece algumas opções diferenciadas sempre ficam na memória, não só dos noivos, como também, dos convidados. Já imaginou um buffet de comida japonesa, ou o badalado Finger Food?

Já nos doces, os cupcakes têm feito sucesso e deixam a decoração mais bonita. Como já foi dito, investir em docinhos típicos de festa de criança está cada vez mais na moda. Talvez, não seja um item tão diferente, mas vamos combinar, é melhor não inventar moda nesse momento, né? Aposte em brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos, eles são unanimidade independente do perfil dos noivos e convidados.

Valsa de Casamento com muito estilo

A valsa, assim como a entrada na igreja, pode fugir da tradição e ser uma música coreografada. E essa é a grande tendência entre os casamentos. Para aqueles noivos mais tradicionais, esse é o ponto de mostrar que o casamento pode ter algo de diferente. As escolas de dança estão sempre lotadas de noivos desesperados por uma valsa diferenciada e que encante os convidados. Encontramos esse vídeo no Youtube, você vai gostar e se animar! Veja:

Com tantas opções, fazer um casamento diferente é algo que depende da criatividade e vontade do casal de querer inovar nesse momento especial. É claro que muitas noivas, principalmente, não abrem mão do sonho do casamento tradicional, seguindo todos os pontos do ritual, sem deixar nada de novo interferir, porém, hoje em dia, os noivos estão mais descolados e com vontade de dar uma cara mais moderna para os casamentos!

Dicas para preparar o casamento no civil

Você pode deixar o seu casamento no civil, quando ele é a única opção, tão bonito como se fosse realizado, também, na igreja. Separamos algumas dicas para você preparar o casamento no civil com glamour que você sempre sonhou, fazendo desse evento, um dia inesquecível em sua vida!

Este tema foi uma sugestão de Carolina Freitas

O casamento pode ser o sonho de muitos casais, principalmente para as mulheres, mas nem sempre há uma cerimônia na igreja. O casamento apenas no civil tem se tornado cada dia mais comum, e nada impede que ele seja elegante, romântico e se torne uma festa de casamento bem completa. Há a opção de assinar a papelada no cartório e depois realizar uma recepção com familiares e amigos em outro local, ou assinar os papéis em um salão onde depois ocorrerá a festa. Esta escolha fica a critério dos noivos.

O importante lembrar que caso seja feito a cerimônia no cartório, os convidados se encontrem apenas no local da festa, que pode ser um almoço, brunch ou chá da tarde. Do contrário, pode se criar uma aglomeração desnecessária no cartório.

Fotos de Casamento Civil

Fotos de casamento civil

Algumas dicas podem ajudar a tornar o casamento civil completo, suprindo a ausência da igreja. Veja abaixo:

Recepção de casamento civil

Os preparativos para o grande dia começam com o horário. Os casamentos realizados de manhã podem ser a melhor opção, eles permitem que seja realizado um brunch após o casamento, que pode se estender durante a tarde toda. Além disso, a luz natural pode proporcionar uma visão diferente com relação as fotografias, já que o sol e o céu azul deixam qualquer composição de ambiente com um charme todo especial.

Depois de decidir o horário, chegou a hora de escolher como será a recepção. Para um casamento feito no cartório é possível realizar um brunch servindo finger food, caso a recepção seja na casa dos noivos. É possível também realizar um almoço, que pode ser feito em um restaurante ou numa chácara. Muitos casais optam pela chácara, pois o espaço disponível é imenso, além de que as possibilidades de cardápios ficam mais vastos. Casamento e churrasco pode ser uma combinação perfeita, em muitos casos!

Na hora de preparar a festa tenha em mente que o número de convidados deve ser equivalente ao estilo da recepção. Uma chácara, por exemplo, pode comportar cerca de 250 convidados, que ficaram confortáveis e serão bem atendidos. Já se a opção foi fazer em casa, restrinja o número de convidados ao tamanho do local.

Como não há cerimonias religiosas com regras que estão cada vez mais restritas, os noivos podem criar suas próprias regras, optar pela decoração que quiserem e no local que achar melhor.

Vestido de noiva para casamento civil

A noiva pode ficar em dúvida na hora de escolher o vestido do casamento civil, e a principal dica é: opte pelo básico. Um vestido simples nas cores off-white, nude, cores claras, e nunca cores escuras é o ideal. Mais também não deve exagerar na simplicidade, pois pode ficar deselegante. Um tailleur ou terninho mais chic pode ser uma boa opção.  As noivas que farão o casamento civil em um local que não seja no cartório podem optar por um vestido mais elaborado, parecido com aqueles usados na igreja.

A escolha por um vestido de noiva mais tradicional é muito comum quando o casamento é realizado numa chácara, ao ar livre e com a presença de um juiz de paz, já que a forma como ele conduz a cerimônia é muito semelhante a forma como ela é feita em diversas religiões.

Essas foram algumas dicas para realizar sua cerimônia de casamento civil. Se você possui mais alguma ideia bacana que possa agregar ainda mais, participe deixando um comentário abaixo, ele pode ser muito últil para as noivinhas que sempre acompanham o site Dicas de Casado. Participe!

Página 1 de 212