A Cerimônia do casamento católico. Conheça o ritual

A Cerimônia do casamento católico. Conheça o ritual

Muita gente (principalmente as mulheres) tem o sonho de casar na igreja, de branco, véu e todas as tradições comuns do casamento católico. Essas pessoas já se deparam, além das regras, com uma fila de espera gigante, dependendo da igreja escolhida, e muitas coisas presentes no planejamento devem ser, antes, adaptadas ao modelo católico. Aqui vamos dar dicas de casamento para que no seu não falte requinte, sofisticação e muita felicidade.

A grande emoção do casamento na igreja começa com a entrada da noiva para o início da cerimônia. Nesse caso, é bom saber que no casamento católico a trilha sonora para o momento tem que ser bem tradicional, podendo ser alguma música religiosa ou até a clássica marcha nupcial. As músicas da vida do casal poderão ser cantadas ou tocadas em outros momentos do casamento, já que a primeira regra do casamento católico (e que deve ser seguida pelos noivos) é respeitar a tradição.

Decoração de casamento na igreja Católica

Decoração de casamento na igreja Católica

A cerimônia segue tradicionalmente com o pai da noiva entregando-a no altar para o futuro esposo, onde o padre os abençoa e eles trocam alianças, além de assinarem a certidão de casamento prometendo a Deus permanecer unidos até os fins dos dias. Quem casa pode divorciar no civil, mas na igreja não pode se casar de novo – a menos que um dos cônjuges fique viúvo. É também no casamento católico que as testemunhas, ou padrinhos e madrinhas, assinam a certidão, mostrando-se aptos a aconselhar a vida do casal nos momentos de crise e estando sempre por perto. Vale lembrar que, muitas das igrejas católicas, não permitem mais a entrada dos padrinhos. Porém, dependendo do padre que for co-celebrar o casamento, essa tradição poderá ser mantida.

Para realizar um casamento na igreja, no entanto, é preciso fazer a reserva do templo escolhido com bastante antecedência. Afinal, muitas mulheres compartilham desse sonho e o índice brasileiro de casamentos aumenta a cada ano que passa. É importante saber, também, que o momento não vai sair tão barato quanto se pensa: a igreja cobra diversas taxas (pequenas, em relação aos custos gerais do casamento) para que a cerimônia aconteça, além da decoração da igreja – que também deve ser aprovada pelas regras do casamento católico.

Decoração linda de casamento

Decoração linda de casamento

O importante é aproveitar o momento (literalmente único na vida) e fazer valer os votos de casamento para um amor eterno. E disponibilizar lencinhos aos convidados – pouca gente resiste às lagrimas na emoção de um casamento católico.

Documentos para o casamento na igreja católica

Os documentos abaixo são padrões no que diz respeito a organização do casamento na igreja católica. Confira a lista:

1 – Batistério (comprovante de batismo) do noivo e da noiva. Esse documento será encontrado na igreja em que cada um se casou. Muitas vezes, a secretaria da igreja escolhida para o casamento fica responsável em obter o batistério. Confira se não será cobrada taxa adicional por esse serviço;

2 – Certificado do curso de noivos; todo casal que optar por fazer o casamento na igreja católica, deverá, obrigatoriamente, participar do curso de noivos. Informe-se na sua paróquia sobre o curso de noivos;

3 – Declaração do cartório com a data marcada para o casamento no civil;

4 – Cópia autenticada da carteira de identidade do casal e comprovantes de residência;

5 – Dar entrada nos documentos na paróquia onde o casal reside. Caso sejam de paróquias diferentes, cada um deverá ir na sua igreja para apresentar os documentos para que seja providenciado os proclames (publicação da cerimônia fixada nos quadros de avisos);

Outros passos para marcar o casamento na igreja Católica

- Marcar entrevista com o padre responsável pela igreja onde acontecerá o casamento (onde todas as dúvidas sobre a cerimônia do casamento católico serão esclarecidas);

- Definição se haverá missa ou apenas a cerimônia do casamento;

- Escolha dos músicos e canções que serão tocadas, para assim, apresentá-las previamente aos responsáveis da igreja;

Comente agora!

6 Respostas para “A Cerimônia do casamento católico. Conheça o ritual”

  1. Alyne Mueller Disse:

    Boa tarde
    gostarioa de saber qul igreja é essa e aonde esta localizada

    att

    Alyne


  2. kauara Disse:

    Quero saber de todas as tradiçoes e pro trabalho da facudade


  3. Camilla Disse:

    Oi. Quero fazer a decoração da igreja igual a primeira foto. Mas eu não seicomo fazer esse quadrado de folhas que fica como suporte para o vidro e como a luz fica dentro dela. Vocês me indicam onde foi feito pra eu pegar dicas???? Aguardo ansiosamente respostas. Obrigada Camilla.


  4. ellen Disse:

    Olá, Gostaria de saber qual igreja é esta??
    Fico no aguardo.


  5. Mariana Disse:

    Olha… Acho que esta igreja da foto, é a CRUZ TORTA em Pinheiros – São Paulo/SP. Como sou do Rio, não tenho certeza. Vale dar uma conferida pelo Google Imagens, digitando exatamente assim: (Igreja Cruz Torta); irão aparecer diversas fotos. Espero ter ajudado.
    Beijos


  6. Mariana Disse:

    É mesmo a CRUZ TORTA! Olhem a comprovação neste link:

    http://1.bp.blogspot.com/_lNGHVWiT0kk/TDTFpaQp9sI/AAAAAAAAARw/uuA4vodQHoU/s1600/igreja_cruz_torta_saopaulo.JPG

    Bjsss


Deixe seu comentário

Escreva seu comentário